La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



35 and Single : O que podemos aprender com a Paula




De tempos em tempos, gosto de de passear pelos posts antigos do blog e fazer um balanço destes quase 6 anos que levo na internet. Foi então que resolvi resgatar um vídeo que compartilhei aqui em 2013. Na época esse vídeo me trouxe uma série de reflexões e interessante ver como quase 5 anos depois ele parece mais atual do que nunca. 

Tenho 35 anos, sou argentina, judia e solteira”.

É assim que a cineasta Argentina Paula Schargorodsky se apresenta em seu curta “35 and Single”, vídeo que foi um grande sucesso na Argentina e logo se espalhou pelo mundo rendendo até elogios pelo proprio New York Times. A história é bem simples e talvez este seja justamente o sucesso: Sem nenhuma razão ela pegou uma câmera, e começou a filmar a sua rotina: trabalho, família, amigos. Inclusive, e mais importante, ela filmou seus relacionamentos - bem sucedidos ou não.

Ela comenta que já viveu em diversas cidades mundo a fora muito por conta do trabalho, e enquanto tudo isso ia acontecendo sua câmera ia registrando os namorados que tinha, o casamento dos amigos, os filhos dos amigos. Na época do vídeo com 35 anos,  ela diz que se considera como uma testemunha de várias histórias de amor que a rodeiam, mas ainda segue em busca do seu próprio "Final Feliz" (se é que isso existe....). 
Até que  em certo ponto ela começa a questionar a sua juventude, se ela realmente tem um "prazo de validade " especialmente em relação aos relacionamentos. A história da Paula me fez pensar em quanto a sociedade muitas vezes nos cobra o tempo todo: quase como se tivéssemos um calendário pré determinado, um script fechado para seguir durante as várias fases da vida, quem não segue parece estar "errado"ou "fora da caixa".  

Comecei então a prestar atenção (novamente) nas palavras da Paula e fazer um paralelo não apenas comigo, mas com a de pessoas próximas e trazer tudo isso para meu momento atual é a conclusão parece tão simples: Na vida não existem regras, e ai se você não é perfeito (a)? Alias, pelo menos para mim essa coisa de "perfeição" nunca existiu! Sendo assim, devemos enxergar que toda experiência é única e especial aproveitar cada minuto ao lado de quem nos faz bem, vendo assim pode parecer um tanto obvio mas se pararmos para pensar é muito mais fácil do que se imagina! O mais bacana é que em nenhum momento ela se vitimiza, ou se coloca em uma posição inferior, pelo contrário ela dá um show e diz que cada um de seus relacionamentos ensinaram alguma coisa, ajudaram a construir quem ela é, e que assim ela conseguiu enxergar que verdadeira felicidade pode estar mais perto do que se imagina!
Este é um vídeo que sempre me toca me motiva ! E espero que seja assim com vocês também!


Ps: Hoje a Paula continua vivendo em Buenos Aires, no mesmo apartamento, cuidando de sua horta, transformou seu curta em um projeto de mídia que rodou o mundo, ganhou diversos prêmios em toda America Latina e Estados Unidos e dizem por ai que ela encontrou alguém imperfeito para chamar de seu

7 comentários:

  1. Ainda estou um pouco longe dos 35, mas infelizmente as cobranças existem em todos as fases da vida. Como é louco isso de estabelecerem vários padrões e períodos que a gente precisa se encaixar e viver né? Se nos deixarmos levar por tudo isso acabamos por ficar loucas e frustradas com nossa própria vida.
    Somos todos perfeitamente imperfeitos e por isso somos tão especiais e únicos. Seria insuportável viver num mundo tão padrão.

    Muito obrigada pela indicação do vídeo, Pri!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamires,
      Realmente nossa sociedade nos cobra muito nas mais diferentes fases da vida, e é o que a `Paula diz ainda mais para as mulheres a cobrança é ainda maior: Ser "super tudo".
      A graça de cada um está justamente nas surpresas em perceber que a vida nunca é uma linha reta.
      Feliz que gostou da indicação

      Bjo grande

      Excluir
  2. Não consegui assistir o vídeo ainda (é inglês e eu não sou a mais fluente hahaha), mas só pelo que você escreveu, acho que essas palavras vieram no momento certo. Muitas vezes me sinto um peixe fora d'água, por ser a única solteira do meu grupo. Mas com o tempo, estou me importando menos. Óbvio que eu quero alguém, mas não com intuito de ser igual aos outros e, sim, porque é um sonho. Clichê, mas é o meu sonho. Só que a gente nunca pode garantir, né? Então, quero ser feliz (continuar na verdade) independente disso. E, sim, cada relacionamento é fundamental para a gente aprender, crescer. Depois da desilusão ou frustração, o aprendizado fica e as boas lembranças também. Enfim, amei o post e vou procurar esse vídeo legendado. =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que mensagem incrível. Precisamos cada vez mais deixar de lado essa pressão que existe em ter uma vida "perfeita".

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal, o que é perfeição?? ehehheheh Tb adoro a mensagem que esse vídeo passa.
      Bjooookas

      Excluir
  4. Eu adoro curtas que passam uma mensagem boa pra gente. Vou ver o vídeo, a história da Paula parece ser muito bacana :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer coisa que passe uma mensagem boa é sempre válido! Uma pintura, poesia, uma música um vídeo!! Sempre fazem nossos dias mais leves! E assiste sim pq é muito bacana
      Bjos

      Excluir